quinta-feira, 19 de julho de 2007

Os passos do jogador

O Brasil é o país do futebol e a paixão dos meninos por esse esporte é enorme. Desde muito novos, a maioria dos jovens coloca na cabeça que quer jogar bola e é muito comum os pais alimentarem esse sonho. Encontram-se facilmente meninos começando a jogar com cinco anos de idade. E quando eles chutam a bola, é sempre uma euforia, os pais torcem, gritam, pedem falta, tudo como se fosse um jogo profissional.
E foi assim que começou a carreira de alguns dos jovens que conseguiram entrar no tão sonhado mundo do futebol. O meia-esquerdo Madisson Souza, 19 anos, emprestado pelo Fluminense para o time profissional do Clube de Regatas Brasil, começou a gostar de jogar bola desde cedo. Foi na escolinha de futebol da sua cidade, em Pedro Canário, ES, que surgiu uma oportunidade. “Todo ano tem um torneio no Espírito Santo, a Copa Gazetinha, com 13 anos eu participei e um olheiro me convidou para jogar no Flu”, conta o jogador que saiu com apenas 13 anos de sua cidade e veio para o Rio morar sozinho no alojamento do Fluminense.
Conheça um pouco a história do jogador e tudo o que ele pensa sobre esse disputado mundo do futebol.

Antes de vir para o Rio você morava no Espírito Santo. Quando veio, jogou um tempão no Fluminense, depois foi para o profissional do Cabofriense e agora está em Maceió. Como é para você, sendo tão novo, ter que ficar se mudando direto? Você considera muito difícil a vida de um jogador de futebol?

Eu não esperava isso não! Para mim, eu iria subir logo para o profissional do FLU. Mas é um pouco difícil mesmo, eu tão novo, ter mudado de estado. Mas coloquei para mim que futebol é assim mesmo, às vezes você tem que dar um passo para trás, para depois dar três para frente. E finalizando, eu não acho futebol difícil não! Você tem é que estar na hora certa e no momento certo, ai tudo acontece.

Mas você já se arrependeu alguma vez de ter escolhido o futebol como profissão?

Vou te confessar que se eu pudesse voltar atrás, não escolheria o futebol como profissão não. É muita falsidade e inveja também.

Mas já aconteceu alguma coisa negativa com você para não fazer novamente?

Sim. Já aconteceu comigo e tenho exemplos de amigos também!!

Você pode contar o que já aconteceu com você?

Ah... várias vezes me prometeram que eu iria subir para o profissional do Fluminense e nada disso aconteceu!

E você fica muito triste por não estar no profissional do FLU? Você acha que jogar no CRB não pode render alguma coisa boa para você também como profissional?

No começo sim. Logo quando fui pra o cabofriense bateu uma tristeza, porque cheguei ao FLU com 13 anos. A minha infância foi toda lá. Sempre tinha aquele pensamento de subir, como os outros meninos também têm. Mas hoje penso diferente, ainda tenho contrato com o FLU e com certeza ainda vou jogar lá. E jogando no clube que estou no momento, tenho mais chances ainda, porque vou pegar mais experiência, rodagem, e ai é bem melhor.

Se você não fosse jogador de futebol, qual outra profissão acha que escolheria?

Agora no momento seria difícil te falar. Porque agora que estou de vez no futebol, só respiro isso (risos), mas acho que faria educação física.

Sendo jogador, tendo todas as obrigações que você tem e se mudando como você teve que se mudar, de um estado para outro, como é que fica a vida pessoal? O namoro, os amigos e a família?

Deixei grandes amigos no Rio, que foi onde tudo começou. Tenho saudades, é claro! A minha namorada também é do Rio. Mas acima de tudo isso, tenho sonhos e metas e sou muito focado naquilo que quero. Não é a saudade que vai me abater. Tenho muita força de vontade e supero isso muito fácil.

E quais são os seus sonhos?

Minha grande meta é me firmar como jogador profissional de um time grande e em seqüência, a seleção brasileira e depois jogar na Europa.

Por que você acha que todos os jogadores tem o sonho de jogar na Europa? Além do salário (que lá é muito mais alto) o que falta nos clubes brasileiros?

Porque aqui no Brasil são poucos os que se realizam profissionalmente. Ai aparecem essas propostas milionárias do exterior e o atleta não tem como recusar. Porque lá ele vai se estabilizar profissionalmente. Não vejo soluções para os clubes brasileiros, até porque o dinheiro sempre fala mais alto.

Mas você acha que nunca vai ter um jeito dos clubes conseguirem manter os bons jogadores aqui?

Tentar eles até tentam, mas foi como te falei, os valores são muitos altos. Além disso, vai beneficiar o clube e o jogador. Dessa forma é bem difícil segurar os bons!!

Qual é o seu maior medo nessa profissão?

Medo nenhum! Às vezes penso que se não der certo o que vou fazer? Mas confio em mim e tenho muita fé em Deus que tudo vai terminar bem.

quarta-feira, 11 de julho de 2007

Craque o Flamengo faz em casa!

O Flamengo não está bem nesse brasileirão, mas a confiança da torcida nos jogadores e no time continua. Ainda faltam muitos jogos e tudo pode acontecer! No meio de toda essa crise que o time vem enfrentando, conversei com o jogador Paulo Sérgio (Dindo).

O jogador que começou a carreira com cinco anos de idade, no time de futebol de salão do Fluminense, hoje com apenas 18 já está tendo o seu lugar ao sol. Paulo Sérgio só teve uma pequena passagem pelo time de juniores do Flamengo, pois logo teve a chance de estrear no profissional e daí por diante ele vem se destacando. Seu primeiro gol como profissional, foi no clássico contra o Botafogo. É... Será que ele veio para arrebentar?!

Além de contar sobre sua carreira, e de falar um pouquinho sobre futebol, o jogador deixa um recado para a torcida do Flamengo. Confira no final da entrevista!


Como pintou a oportunidade para você subir para o profissional do Flamengo?

Tive uma passagem rápida pelos juniores, onde fiquei por apenas quatro meses. Obtive um excelente desempenho e com isso, consegui a oportunidade de ter uma chance entre a equipe profissional. Fiz uma ótima estréia e estou tendo a felicidade de continuar lá e não descer mais.

Como foi a sua estréia no Flamengo como profissional?

Foi no jogo contra o Friburguense, pela Taça Guanabara, onde eles decidiram jogar com o time reserva e acabaram me levando e me dando uma oportunidade.

E como está sendo para você estar no time profissional com apenas 18 anos? É muita cobrança? Muita pressão?

Posso te dizer que é uma felicidade enorme estar representando o clube do Flamengo, onde tem uma grande vitrine. Também posso dizer que esse lance de cobrança e muita pressão é normal. De certa forma, essa cobrança por um lado é até gostosa, pois isso só aumenta nossas responsabilidades e nos deixa mais responsável diante do trabalho. Até porque sabemos que a torcida do Flamengo é a maior que tem, e acima de tudo é ''Linda'' demais. É uma torcida que nos apóia o tempo todo e quando o resultado não vem, é normal a cobrança.

Como foi a emoção de jogar pela primeira vez, pelo time profissional do flamengo no Maracanã?

Foi uma emoção que milhares de pessoas queriam ter e eu acabei conseguindo realizar, através de muito trabalho e esforço. Realmente é uma emoção que não tem dinheiro que compre.

Foi a realização de um sonho?

E como foooooooooi. É uma coisa na minha vida que eu nunca irei esquecer!

E qual é o próximo sonho que você deseja realizar?

O meu sonho agora é fazer uma boa história e deixar marcas no clube do Flamengo. E o outro, é depois colocar a camisa amarelinha da seleção.

Quem é o seu ídolo no futebol?

Na vida é o meu pai, mas no futebol admiro o Cristiano Ronaldo.

Se você pudesse escolher qualquer jogador, de todos os tempos, para jogar ao seu lado no Flamengo, quem seria ele?

Pra mim não faz tanta diferença. Claro que é sempre bom jogar ao lado de um jogador inteligente, mas queria mesmo era jogar com o meu ídolo.

Como você joga futebol desde os cinco anos, durante todo esse tempo alguma vez você já se arrependeu, ou pensou em desistir dessa carreira?


Nuncaaaaaaaaaaaaaa! Futebol é a minha vida! Jogo porque eu AMO fazer isso!

E hoje, sendo um jogador profissional, conta pra gente: dá para ter um time do coração ou, para um jogador, não existe isso?

Existe sim. O meu time do coração é o Flamengo!

Mas e se por um acaso, um outro clube te contratar? O Flamengo vai continuar sendo sempre o seu time do coração?

Com certeza !

Qual é a maior vantagem de ser um jogador de futebol? E quais são as desvantagens?

Isso é relativo. Você sendo jogador, todos te reconhecem através de seu trabalho. Com isso, tem coisas que acabam te ajudando e também você tem menos gastos (risos).
Já desvantagem, é que às vezes você acaba não tendo muito sossego onde chega. Mas eu gosto de tudo que está acontecendo. Adoro ver que meu trabalho está sendo reconhecido, enfim só penso em treinar bastante e crescer na vida profissional.

Mas me conta isso de menos gastos (risos).

Você sabe que quando é reconhecido, vai em alguns lugares e acaba não gastando nada! (risos)

Deixa um recado para todos os torcedores do Flamengo que freqüentam o Bela da Bola!

Agradeço a todos pelo carinho que vocês tem tido por mim! Podem esperar que a gente vai reverter tudo o que está acontecendo. Iremos sair dessa zona de rebaixamento em breve. Contamos com a torcida de todos vocês. Um abraço a todos!!

terça-feira, 10 de julho de 2007

As Sete maravilhas do futebol!!!

Aproveitando que todo mundo está falando das sete maravilhas do mundo e também aproveitando a declaração de Cristiano Ronaldo, do Manchester, onde ele acredita estar entre essas sete maravilhas, resolvi fazer uma lista com as sete maravilhas do mundo do futebol. Vários aspectos estão sendo levados em conta, e serão explicados.

Os feios que me perdoem, mas beleza é fundamental (rs)!



- Em primeiro lugar fica o português Cristiano Ronaldo. O jogador do Manchester, além de arrancar suspiros das mulheres que assistem futebol, bate um bolão! Seus dribles e firulas são ótimas para assistir e deixa o futebol com muito mais graça e bom de ver.

- Em segundo, fica o jogador inglês David Beckham. Ele prova que os rostinhos bonitos não devem ficar apenas no cinema e na televisão. Além de um belo corpo, um lindo sorriso e um rosto perfeito, o bonitão joga muito bem e faz bem aos olhos de todos que gostam de futebol.

- No terceiro lugar nada mais justo do que colocar o argentino Saja. Goleiro do grêmio, além de fazer belas defesas, possui um rosto que não fica atrás dos dois primeiros colocados.

- Em quarto, fica o jogador Roque Santa Cruz. Quem não se encanta com o belo rosto do jogador paraguaio? O charme rola solto dentro e fora do campo.

- No quinto lugar, o brasileiro Kaká. Apesar de ser considerado por muitos (ou seria -muitas mulheres?) como o melhor jogador e o mais bonito do mundo, preferi coloca-lo em quinto. Mesmo achando Kaká uma graça, os outros preenchem mais atributos.

- Em sexto, fico com Thierry Henry, o moreno francês é uma graça e além de ter um corpão, joga futebol maravilhosamente bem! É bonito de ver!

- E por último, mas não menos importante, fica Diego. Com todo o charme de seus pequenos olhos, Diego não erra na hora de chutar a bola para o gol e por isso, não poderia deixar de entrar na lista.

Essa brincadeira é uma forma de homenagear o Cristo, e a todos nós brasileiros, por termos conseguido fazer com que o Cristo Redentor ficasse entre as sete maravilhas do mundo. E uma forma também de conferir e mostrar algumas das belezas do mundo do futebol.

Para as mulheres que não vêem graça no esporte, é uma forma de começar a se interessar, porque além de técnica, essas sete maravilhas, possuem uma beleza irresistível.

Quem você colocaria nessa lista das Sete Maravilhas do futebol?

quarta-feira, 4 de julho de 2007

A cegonha e a bola

Hoje tem mais um jogo do Brasil pela Copa América. Depois do último, contra o Chile, devo confessar que a esperança voltou. Robinho fez com que pudessemos acreditar novamente que vamos chegar lá! Autor dos três gols, o jogador,em suas comemorações homenageou sua mulher e o filhinho que ela ainda carrega na barriga.

Não é de hoje que essas comemorações e verdadeiras declarações de amor são feitas durante jogos importantes. Quem não se lembra de Bebeto? Que durante a Copa do Mundo estava louco para fazer um gol para poder fazer uma homenagem ao seu filho que ia nascer. Quando conseguiu colocar a bola no fundo da rede, fez como se estivesse embalando um neném, ganhando a companhia de Romário e Mazinho. É... inesquecível e emocionante, principalmente porque com esse gol, Bebeto ajudou o Brasil a passar para a fase seguinte, no ano em que fomos tetra-campeões!

Então, pensando no último jogo e relembrando vários outros do passados, fiz um desejo – Que todas as mulheres, de todos os jogadores estejam grávidas na próxima Copa do Mundo – Já que o amor pela camisa amarelinha não é mais suficiente, que o amor por uma vida que está chegando possa inspirar e fazer com que todos eles queiram deixar suas comemorações registradas como uma homenagem para seus filhos que estão nascendo.

No jogo de hoje, contra o Equador, espero que Robinho queira fazer mais uma homenagem, espero que aquelas três tenham sido apenas o começo. E não posso terminar sem agradecer a todas essas mulheres e nenéns, que estimulam nossos jogadores a serem campeões! E vamos lá Robinho... seu filhinho quer mais!

Vamos torcer para que todos os equatorianos sejam solteiros! Que venha o jogo! Sorte para todos nós!