quarta-feira, 27 de junho de 2007

Botafogo é lider do brasileirão!


É... o Botafogo está mandando ver nesse brasileirão. Ocupando a primeira posição, parece não querer deixar ninguém se aproximar. Já soma 17 pontos na tabela, quatro a mais que o seu vice líder o Paraná.

Diante dessa excelente campanha, não pude deixar de ir conversar com alguns dos jogadores, para poder conhecer um pouco mais sobre a história de vida e os sonhos desses novos craques do Botafogo, que vêm incendiando o campeonato.

O primeiro a conversar com o Bela da Bola, é o jogador Túlio. Com seus 31 anos, ele não sonha mais em jogar na seleção brasileira, mas garante que tem como meta a conquista desse campeonato.

Se a profissão de jogador de futebol não existisse, qual profissão escolheria para você?

Sempre tive o sonho de fazer medicina, mas quando eu acabei o segundo grau, estava com 17 anos e subindo para o profissional, aí eu vi que seria difícil conciliar. Cheguei a começar a fazer educação física, mas que também foi difícil conseguir conciliar, quanto mais medicina, seria impossível. Mas eu ainda pretendo fazer um dia.

Tem alguma situação que você tenha passado na sua carreira que tenha sido inesquecível?

Túlio: Inesquecível foi a primeira vez que eu fui jogar bola fora do Brasil. Fui para Arábia Saudita com 23 anos e sozinho (risos). Achava que sabia falar inglês, mas só quando cheguei lá que vi que não sabia falar realmente nada. Um saudita foi me buscar no aeroporto, mas ele também não falava inglês, muito menos português. Mas depois dessa recepção, acabou dando tudo certo e foi tudo bom para mim por lá.

Como é ser ídolo em um time que já jogaram Garrincha, Nilton Santos, e algumas outras grandes lendas do futebol?

Quando eu penso em Garrincha e Nilton Santos, vejo que ainda falta muita coisa para alguém aqui do grupo se tornar um ídolo do Botafogo. Acredito que em um clube que já passaram tantos ídolos, que transformaram o time no que ele é hoje, reconhecido internacionalmente, é difícil virar ídolo em pouco tempo, tem que ter uma história muito maior ainda.

E você tem algum sonho que ainda não realizou?

Ser campeão brasileiro.

Mais do que o de ir para a seleção?

Hoje sim. Já estou com 31 anos, não tenho mais a ilusão de chegar à seleção brasileira, mesmo sabendo que no passado eu tinha condições. Mas estava em um clube de menor visibilidade, que era o Goiás, num lugar onde é muito difícil a CBF estar olhando, acompanhando os campeonatos regionais, acompanhando o desempenho desses times. Hoje não, hoje com o campeonato brasileiro, você começa em maio e vai até dezembro, então a sua vitrine é maior, você passa muito mais tempo sendo visto. Já na época que eu jogava no Goiás, o campeonato era apenas de agosto a dezembro, era menor o campeonato e consequentemente, menos tempo de vitrine. Mas não sou frustrado por isso. Estou muito satisfeito de estar vestindo a camisa do Botafogo, que é um dos grandes clubes do Brasil, e ser campeão aqui, hoje, é um sonho muito maior do que o da seleção.

Em algum momento ao longo da sua carreira você se arrependeu de ter escolhido essa profissão?

Eu nunca me arrependi, mas se você me perguntasse se eu queria que meu filho fosse jogador de futebol, eu digo que não. Vai ser escolha dele, é claro, mas se eu tivesse que encaminhar ele para alguma coisa, não seria para esse mundo do futebol.

Por que?

Porque eu acho que é uma carreira muito ingrata! É claro que tudo que você faz com dedicação, perseverança, você vence! Mas no futebol, essa probabilidade é muito menor do que em qualquer outra área que você estude. Eu já tive amigos que largaram o estudo para ir para o futebol, arriscaram tudo e não deram certo e quando desiludiram, viram mesmo que não daria, e largaram o futebol, já estavam com 24 anos de idade e nessa idade para você voltar a estudar, se especializar para então começar a tentar conseguir alguma coisa, é muito difícil.

E se você pudesse escolher um jogador de qualquer época para poder jogar ao seu lado no Botafogo de hoje, quem você escolheria?

Sócrates. Ele é meu ídolo no futebol. É um cara que jogava mais ou menos na minha posição, um pouco mais adiantado, mas é um cara que na seleção brasileira de todos os tempos, ele estaria com certeza.

15 comentários:

Fabulous King disse...

Adorei seu blog...dá uma passadinha lá no meu...
http://fabulousking.blogspot.com/

bjos

Anônimo disse...

Vc faz jornalismo é? Ou pretende?
Muito bom o seu blog!
Digo isso pq, apesar de não exercer efetivamente, eu fiz jornalismo e fui professor de, então sei distinguir os talentos!

Sou cruzeirense porque mineiro, mas tenho grande simpatia prlo botafogo!

bjs

Anônimo disse...

créditos na foto: aquela sombra é minha. e aquele gravador que aparece sou que estou segurando...

Unknown disse...

Parabéns!!! Excelente o Blog!!!!

nosso Deus da raça
Tulio eterno Idolo

Anônimo disse...

Tem q botar do Flamengo aeeeeeeeee

Anônimo disse...

Muito boa a entrevista!! T�lio � uma das pe�as fundamentais do time do Botafogo!! Ele um daqueles raros jogadores que transpiram ra�a, garra e vontade de vencer! Empate pra ele? Que nada, o que importa � a vit�ria! � isso a� rumo ao Bicampeonato brasileiro!


Bjs
http://somdosom.blogspot.com/

Anônimo disse...

Fernanda Belém, que coisa impressionante sua forma de entrevistar!!!!! bárbaro!!! gostaria de um dia ser entrevistada por você. Parece que a vida da gente passa como um filme. Parabéns prá você e prá esse jogador do Botafogo.

Darwin disse...

barabéns Fernanda, uma ótima entrevista, e um ótimo blog também!

Unknown disse...

Vlw pelo comentário no meu blog.. Eu já gostei muito de futebol...agora nem tanto...mas acho interessante uma mulher falar com propriedade sobre isso.

Lívia Zampirole disse...

Muito bom Fernanda, continue assim menina. Bjs.

Anônimo disse...

FERNANDA DOIDA!
blog maneiro hein! xD
eu tinha um a uns 3 anos atras
(:
muita saudade!
temos que marcar nosso cheiro de mar heeein!
beijão marília

Unknown disse...

Parabéns, garota! Como sempre, se superando e buscando novos caminhos, né? Já te disse: vai longe......Bjocas H.B.

Anônimo disse...

Fernanda, parabéns pela entrevista, muito transparente!

Anônimo disse...

Arrebentou, Nanda!!!!!
Parabéns pra mamãe Glorinha que tá toda orgulhosa da filhona, com toda razão, pois a menina demostrou que tem muito talento!!!!

Anônimo disse...

Gostei muita da sua entrevista! É bom podermos conhecer um pouco mais sobre a vida e os sonhos daqueles que trilham o caminho do futebol. Ver as dificuldades de todos os tipos por que passam e constatar que aqueles que alcançam o sucesso estão sempre buscando se superar e vencer os desafios e obstáculos que se apresentam. São exemplos de força de vontade.