domingo, 24 de junho de 2007

O país das estrelas

Quando vi Dunga sendo convocado para ser o novo técnico da seleção pensei – Dessa vez vai ser diferente! – Depois daquela derrota humilhante do Brasil na copa do mundo de 2006, assim como grande parte dos brasileiros, estava revoltada com Parreira, por toda a sua “atuação” durante a copa do mundo. Mesmo sendo fã de Zagallo, estava concordando com todos aqueles que diziam – Ele deveria estar em casa, vendo o jogo pela televisão. – E quando foi anunciado que Dunga seria o novo técnico eu realmente acreditei que – agora tudo vai ficar melhor- mas não vai!

Antes de dizer o que penso hoje, colocarei aqui um “desabafo” que escrevi logo depois da Copa do Mundo, no dia que a seleção estava voltando para casa.


"O time das grandes estrelas"!!! E do técnico mais ridículo que já vi na minha vida!!!!! O que foi Parreira sentado vendo o tempo de jogo acabar, sem mostrar reação nenhuma??? Que vontade de ganhar era aquela?!Vontade de ganhar foi de Lúcio, que todo mundo criticou, mas que pra mim, foi a verdadeira estrela do Brasil, que jogou com garra! Que mesmo sendo zagueiro, nervoso com a lentidão do grande quadrado "trágico", mesmo com suas pernas grandes e atrapalhadas... corria como podia e tentava armar jogadas para ver se o grande jogador melhor do mundo Ronaldinho, ou o maior artilheiro de todos os tempos, o fenômeno Ronaldo, faziam um gol.

Não acho que ninguém tem que falar que Juninho Pernambucano não jogou nada sendo titular quando teve a sua chance... Porque ele infelizmente não podia correr sozinho e fazer tudo sozinho! De que adianta colocar Juninho e deixar Cafú e Roberto Carlos?! O próprio Juninho em entrevista falou que era a sua última copa e que na próxima tem que vir "os meninos"... Para o jogo poder ter movimento. Ele sim é um cara para ter respeito, por ter consciência. De que adianta uma grande experiência que não consegue mais correr e acertar passes? Experiência por experiência, Pelé estaria jogando até hoje... TEM QUE TER GARRA E PRINCIPALMENTE DISPOSIÇÃO. Não adianta fazer como Cafú que não agüentava dar um pique... e teve que agarrar o short do Francês e levar um cartão amarelo.

Mas tudo tem a hora certa de acontecer... e eu dou Graças a Deus de não ter ido ver a vergonha que vi pela TV, na Alemanha... E como tudo tem sua hora... Cafú ao invés de ter encerrado sua carreira na Copa com aquela lembrança dele levantando a taça do penta... tendo feito a diferença para o título... vai encerrar sua carreira na copa como o cara que fez a diferença também... mas só que dessa vez, para o Brasil voltar pra casa com uma derrota ridícula!

Também... não esperava mesmo que Cafú conseguisse subir todos os "degrais" que prometeu em sua primeira entrevista após o cagado jogo contra a Austrália.Mas é aquilo... pra mim, não adianta grandes estrelas... seleção brasileira tem que ter cara de brasileiro, cara de Lúcio, Zé Roberto, Cicinho, Juninho Pernambucano, Fred, Ricardinho, Gilberto, Gilberto Silva, Dida, Juan e Robinho...As grandes estrelas, podem continuar ganhando seus milhões com suas funções de estrelas e astros de comerciais e de grandes marcas... mas chega de astros na seleção brasileira. Precisamos de jogadores! E que o próximo técnico do Brasil, seja como o Felipão... que jogue com o time, que vibre com o time... que faça a diferença!Pois é Brasil... tente outra vez!!!!!!!!


Agora seria a hora da diferença, mas o que mudou? O técnico! E os jogadores? Alguns mudaram sim... mas novamente continuo insistindo que não adianta colocar estrelas. Nossos brasileiros (ou já seriam europeus??) são bons ganhando seus milhares de euros nos clubes aonde estão. Não interessa o Brasil onde eles começaram. Aqui é paixão! Lá é dinheiro! Aqui é a torcida! Lá é a fama e a busca por mais dinheiro! Talvez nossos jogadores prefiram ser astros da Nike, Adidas, Puma, ou então ídolos dos ingleses, franceses, italianos... mas o Brasil... ah.. o que o Brasil deu para eles? Só o passaporte e a visibilidade para a nova vida deles na Europa, que foi onde eles encheram os bolsos!

Dunga convocou Ronaldinho e Kaká, mas eles estão tão cansados de tanto jogarem pelo Barcelona e pelo Milan, que pediram licença da Copa América. Eles são astros, não precisam se preocupar em jogar desde agora com a seleção. Ainda faltam três anos para a Copa 2010, até lá eles ainda serão eleitos melhores do mundo, ainda terão muitas campanhas para fazer e muito dinheiro para ganhar. O que, com certeza, fará o técnico convocá-los para seleção, sem nem pensar em fazer o contrário. Pra que então se preocupar desde agora?

Eu queria que Dunga fizesse diferente. Que fosse contra muitos brasileiros, que ainda culpam Parreira e Zagallo pela perda do título, e que são os mesmos que querem Ronaldo, Ronaldinho, Adriano, Kaká, Cafú, Roberto Carlos... queria que Dunga fizesse a diferença.
A seleção ideal, deveria ser aquela feita por brasileiros que jogam aqui, que não ganham rios de dinheiro lá fora, mas que jogam por uma torcida apaixonada, de tantos clubes que existem no Brasil. Que tem salários atrasados, mas que fazem bonito, fazem firulas, e comemorações de gol emocionantes!

Esses brasileiros sim, vestiriam a camisa amarelinha sem vergonha e o título seria a coisa mais importante a ser conquistada! Se isso não acontecer, Dunga vai ficar como Parreira, olhando o relógio, vendo a hora passar, ouvindo a torcida gritar – Robinho – ou o outro jogador esperança em 2010... e nada vai ser diferente!

35 comentários:

Anônimo disse...

naaaaaaanda ficou muito bom o texto!
vou espalhar tá? aheoieaheauihe (:
te amo muito, prima *;

Unknown disse...

Nanda!!

Parabéns pelo blog!! Agora as pessoas vão ter a possibilidade de ler os seus ótimos textos!!

Bjs

www.somdosom.blogspot.com

Unknown disse...

oi!!!eu vi o seu blog no orkut, ficou muito interessante, porem gostaria de te dar uma opniao....faça reportagens sobre o futebol feminino, tem os campeonatos ai, agora vai começar o Pan, tem a modalidade de futebol feminino, e tbm precisamos de mais divulgaçao...
mais vc está de parabéns.....ficou otimo..
abraço!!!

Anônimo disse...

Admiro pessoas cultas e que escrevem tão bem..
Otimo texto nanda ;*
Parabéns

Anônimo disse...

Realmente o que passamos na copa de 2006 parecia suficiente para entendermos a necessidade de mudar...mas os erros vem se repetindo!
belo texto que para mim expressa o sentimento de indignação de cada brasileiro ao ver os galaticos vestindo a camisa da seleção canarinha sem nenhuma garra e disposiçao!

Anônimo disse...

aauhahauh!
comédia!
adorei!
;*

Anônimo disse...

Parabéns!!! Excelente o Blog!!!!

Camila Mossi disse...

Oieee...
Muito bom, eh crônica esportiva!
Eu concordo plenamente... dah saudade de ver povo jogando como o Pelé em início de carreira, q era pela camisa, pela torcida, não por dinheiro.
Mas a ganância tah afundando ateh a paixão nacional neh?
Texto muito bem escrito, parabéns!

Unknown disse...

cara mt maneiro o texto
realmente a copa passada foi horrivel
mas isso ja esta td armado
pelo menos assim penso eu
pois nao acho q um tecnico como o parreiras teria convocado aquele time
qm realmente escolhe os jogadores sao os patrocinadores, por isso q msm o fenomeno estando gordo fora de forma e mais parado q o romario(isso na copa do mundo) continua jogando, pq a nike qr ver seu menino propagando na copa, senao nao haveria porque pagar o milhoes q ele recebe pelas propandas, se ele fosse trocado por um brasileiro "de salario atrasado" q joga com raça nos times daqui
nao entendo mt de futebol
mas esse seu texto ficou mt maneiro
e como temos uma ideia parecida
achei bacana mostrar a minha XD
a so pra constar
foi patricia q me mostrou isso aqui
a conheço do ph
beijos ae

Nanda Belém disse...

Claro que sim... concordo com o que disse tb!!! :) que bom que gostou... que bom que todos estão comentando coisas boas! fico muito feliz! amanhã mais um textinho aqui... todo dia uma nividade! beijos a todos e obrigada!!!

Anônimo disse...

Quando li esse texto fiquei muito feliz, em vê uma mulher com um interesse enorme sobre futebol e por essa gestão, pois nunca tinha visto tal coisa.
Concordo com tudo isso q foi dito, mais infelizmente estamos indo pro mesmo caminho do q na época do Treinador Luxemburgo que e um empresário e apenas convocava jogadores para serem vendidos e logo depois esses jogadores n voltava para a seleção maior exemplo e aquele jogador Mozart, alguém sabe aonde ele se encontra? Foi convocado logo após foi vendido e depois nunca mais voltou pra seleção, n ligava para o povo, que e a alma do futebol, o povo sofrido que recebe R$400,00 por mês e todo final de semana está no estádio pagando um ingresso a R$10,00 , infelizmente essas pessoas que estão cheia do dinheiro n pensa em dar um pouco de alegria para esse povo sofrido,fico muito chateado em vê que estamos indo pro mesmo caminho, pois o Jorginho e um empresário de jogadores de futebol, e sócio do Bebeto, infelizmente temos que aturar essas coisas, pq será q o Naldo, Afonso, Doni e Fernando foram convocados para disputar a copa América? Assim que acabar essa competição todos esses jogadores vão mudar de clube e esses empresário que estão na seleção brasileiro vão faturar um dinheiro enorme e jamais esses jogadores serão convocados novamente, ai temos que vê de fora dessa lista Bruno, Thiago Silva, Renato Augusto, Dodô, Lucio Flavio, entre outros jogadores , infelizmente temos no comando um treinador que aceita tudo que e proposto a ele, em troca de dinheiro, n iremos chegar a lugar nenhum, vamos continuar passando vergonha por isso que nosso país e considerado de terceiro mundo, pois quem manda aqui e o DINHEIRO. . . Pq será que o Felipão n volta ao comando da seleção? Está na cara um treinador de um caráter exemplar, n iria aceitar tal coisas proposta para ele ganhar mais dinheiro, ele pensa na alegria do povo sofrido, então esse ser humano chamado Ricardo Teixeira coloca um treinador que um bobão e aceita tudo, VERGONHA
Abraços a todos

Anônimo disse...

O assunto abordado pelo blog é ótimo!!!!!!

Anônimo disse...

hum, gostei
mesmo falando de futebol, ficou muito bom!!!
vi ele no orkut, se quiser, ve o meu!!!

Anônimo disse...

Parabéns meu amor...vc é demais...ta sabendo mais de futebol do que eu...hahahahha...é isso aí... o negócio é convocar Obina, Renato Augusto, Bruno, Renato, Diego Zarife...resumindo o time do mengão.

beijos e te amo

Nando disse...

Pow.. parabéns... ficou show.... Pedro Bial que se segure na próxima Copa do Mundo pq a Crônica da Copa será sua!!! "Sai que tua..."


Ahauahauhau Bjos!

Anônimo disse...

Essa é a minha afilhada... Puxou a madrinha!!!!
Belo texto.
Beijos

Everaldo Vilela disse...

opa!!!
ainda não terminei... mas estou escrevendo um post sobre Mulheres e o futebol. posso linkar seu blog!? vai ser a prova concreta de que as mulheres, entendem sim, de futebol.

Cris Rosa disse...

Ótimo texto Nanda ...
Concordo com vc, não é à toa q agora temos uma nova paixão nacional: o vôlei!!!!

LEONARDO RIVERA disse...

blog maravilhoso

Anônimo disse...

Nanda, show de bola. Continue escrevendo o que pensa,o que acha, sem deixar ninguém interferir no seu texto. Não concorco 100% com o que vc disse, mas pelo menos, na minha opinião, foi centrada sobre o assunto. Continue desmestificando que futebol é só para homens, pois muitos e até mesmo os comentaristas de grandes veículos, são "lesados" e não sabem nada de futebol. Continue sendo essa pessoa que busca sempre a melhor informação sobre o assunto que você gosta. Faça bonito e seja sempre idónea em seus textos, sempre deixando claro que não está "puxando sardinha" para alguém ou algum clube só porque você é torcedora ou gosta ou conhece a pessoa. Seja diferente de comentaristas que nem o Paulo MOrsa, da Record, que não gosta de nenhum time carioca por ele ser carioca e por isso, mesmo vendo o botafogo em primeiro, o Fluminense em 4º e atual campeão da Copa do Brasil, uma final ano passada carioca no mesmo campeonato, enquanto os ttimes Paulistas, tiveram dois rebaixados para a série B e também só têm 4 equipes na primeira divisão. Esse ano dos 4 primeiros têm quantos paulistas? 1 é a resposta e carioca? 2 é a resposta, e porque o MOrsa continua de olhos fechados, porque não é idoneo. Então seja essa pesso centrada e escreva o que convier, sempre com a sua característica.

Beijos!!!

Anônimo disse...

:)

Anônimo disse...

Bem,
É uma alegria sempre ler o seu texto Fernanda! É bom saber que ele continua com toda sua sinceridade de sempre. E sobre nossa idolatradíssima Seleção Brasileira de Futebol,devemos considerar muitas coisas além da vontade de se jogar futebol. Todas as jogadas financeiras que se misturam ao futebol, é o lado obscuro do mundo da bola.
Ao Kaká e Ronaldinho, que pediram dispensa da Copa América, fica minha decepção. Jogadores como eles, de tamanha identificação com o povo brasileiro, e principalmente com as crianças do nosso sofrido país.
Crianças que vivem abaixo da linha miséria no nosso nordeste e trabalham como adultos, crianças que cheiram cola e praticam roubos pelas grandes cidades, crianças que choram de fome e de medo nas favelas da "Cidade maravilhosa" as vésperas dos Jogos Panamericanos, que tem tudo para ser um fracasso na segunraça, pois após seis meses de governo Cabral não temos uma linha de segurança definida para o estado. Por todos e muitos outros, me decepciono com os grandes "ídolos" do nosso futebol. Faltou valorizar a camisa da seleção, faltou entender o peso, além do da necessidade de fazer gols, que eles tem para nossas crianças e homens e até mulheres do Brasil. O título da Cop América pode não mudar a míséria nem as mazelas do nosso povo, mas seria algumas horas um alguns dias de sorriso na cara de todos, e um grande orgulho de ser brasilero, de saber que tem a seleção de futebol mais forte das américas e quicá do mundo! Talvez para essas crianças que sofrem inocentes com intensos tiroteios nas favelas do Rio, seja um momento em que eles possam sonhar, porque não conseguem dormir a noite de medo.

A seleção brasileira foi ou é o sonho de 90% do povo que nasceu e creceu neste país!

Nanda, beijos!

Anônimo disse...

Feeeeeeeeee, vc criou o blog mais foda, pois nós mulhered entendedoras d futebol sempre somos descriminadas e todos dizem q isso não é pra gente!!!!
O Bella da Bola chegou pra provar q mulher sabe de futebol simmmm!!!!
te adoro lindaa!!! Amei o texto sobre a seleção!!!
Vamos ver se essa semana nós vamos lá na gáveaaaaa!!!
hehehehe
Ah!! ganhei d rafael no ps2!!!!
Beijossss

Anônimo disse...

Dona Fernanda Belém mandando ver na internet. É isso aí menina, a vida é vencer desafios, e você está dando o verdadeiro 'olé'. Amiga, está ótimo, lindo e fofo seu blog. bjus e se incrementar e levar a sério a idéia quem sabe não faço uma reportagem das suas idéias no flu?!? mais bjuuuuuu

Anônimo disse...

Fico contente e chego a me arrepiar de ver a sua luz!!!
Vc vai longe!!!

Parabéns!!!

Bjs

Kelly Goldoni

Anônimo disse...

Fico contente e chego a me arrepiar de ver a sua luz!!!
Vc vai longe!!!

Parabéns!!!

Bjs

Kelly Goldoni

Anônimo disse...

Quero uma entrevista com meu treinador das divisões de base do vasco...

bjs

kelly goldoni

Anônimo disse...

Já tentei fazer diversos comentários sobre esse blog maravilhoso e não saiu nenhum. Não entendo por quê. Enfim, espero que esse chegue. Você está marcando gols de placas, beijos.

Anônimo disse...

Concordo plenamente com o comentário acima.
Tá demaissssssss o Bloguinho da Nanda e depois quero ter o prazer te conhecer pessoalmente, pra me informar melhor sobre futebollllllll...continue marcando muitos gols de placa!!!!
bjão!!!

Unknown disse...

Nanda, parab�ns pelo sucesso!Achei perspicaz sua forma de entrevistar e no m�nimo l�dica a delicadeza das cores utilizadas em seu blog.O "Bela da Bola" est� batendo um bol�o...kkkkk

iRENE DESCHAMPS disse...

É Nanda, a historia continua a mesma.O futebol é um jogo de milhoes de dolares, onde empresarios escalam a seleção e onde nosso heróis (os verdadeiros) asssistem em casa, torcendo para se tornarem a bola da vez! Seleção hoje é bolsa de jogadores, não existe mais alma, emoção, desejos, fanatismo. Mas a nós, cabe não desistir e esperar com fé, que continuem surgindo Fernandas, que trabalham com verdade, com paixão e fazem-se reconhecidos e vibrantes! Melhor que ver, Ribinho, ganhar um jogo, apesar dos empresarios, é te ver trabalhando desse jeito passional, competente e verdadeiro. Parabens! Irene

Unknown disse...

PARABENS!!!!!!!!!!!adorei a entrevista.Nao nega o sangue...
Muito inteligente, perspicaz, direta, objetiva...
Fantastica!
Muito SUCESSO na sua carreira...
Beijoca
Lilia Felippe

Anônimo disse...

ADOREI O BLOG, NANDA !

Você leva jeito mesmo ! Estou cansado de ver Juca Kfouri, Jorge Kajuru, Milton Neves...
Precisamos de mulheres inteligentes que saibam conduzir uma entrevista com graça, charme e descontraída, e uma delas é VOCÊ !
Parabéns pelo seu trabalho e muito SUCESSO na sua carreira !
Vou ver se eu consigo um contato lá no Vasco para entrevistar alguns jogadores !
Um beijo, vascaínaaa !!!

Anônimo disse...

Parabéns Nanda!
Ficou ótimo seu blog, adorei.
Beijos.

Anônimo disse...

...continua mandando bemmm....bjs...