sábado, 4 de agosto de 2007

Não é só de "campo" que é feito o futebol!

O PAN acabou! Mas foi uma competição que, com certeza, vai ficar marcada na memória de muitos brasileiros. Não só dos atletas, mas de todos aqueles que trabalharam, assistiram, ou respiraram durante essas semanas os ares dos esportes.

Muito se falou sobre a organização, violência e obras. Mas no final, deu tudo certo! O espírito esportivo esteve presente o tempo inteiro e o Rio de Janeiro foi um lugar onde todos puderam competir, torcer e se divertir da melhor maneira possível!

E torcer pelo ouro, pode ter inspirado nossos atletas, que conquistaram muitas medalhas! O futebol de salão, por exemplo, foi um dos esportes que garantiu o ouro para o Brasil. Eles jogaram com raça e mandaram ver em todos os jogos!

Hoje, no Bela da Bola, temos uma entrevista com o Neto. Jogador de futebol de salão, que já tem seu currículo repleto de títulos, ajudou a equipe brasileira a conquistar a medalha, mas acabou se machucando no meio da competição, ficando de fora da semi-final e da final.

Atualmente, Neto joga no Interviu Fadesa, na Espanha, e está na Seleção Brasileira desde 2001. Ele, que é um dos grandes nomes do futsal brasileiro atual, contou um pouco sobre o PAN, sobre sua carreira e sobre seus sonhos.
Confira a entrevista!


Com quantos anos você começou a jogar bola?

Comecei a jogar com 5 anos de idade.

E quantos anos tem agora?

Agora estou com 25 anos

Você sempre gostou de jogar futebol de salão, ou em algum momento pensou em jogar futebol de campo?

Como toda criança, iniciamos no futebol de salão e algum dia pensamos em ser jogador de futebol de campo. Por causa da mídia e tudo que envolve. Mas com o tempo, conforme as coisas vão se esclarecendo, optei ficar no futebol de salão. Descobri que era aquilo mesmo que eu sentia prazer e gostava de fazer.

E o PAN? O que você achou do PAN aqui no Brasil?? Como atleta, como você viu a organização dos jogos?

Foi uma organização muito boa ! Ninguém acreditava que poderia sair daquele jeito. Não temos nada a reclamar, pois saiu tudo como planejado e eles estão de parabéns!

Como que é a cobertura da imprensa na Europa para o futebol de salão? Você que já jogou no Brasil e que agora joga na Espanha, sente diferença na cobertura?

A cobertura é maior do que aqui no Brasil. Todos os jornais da Espanha lançam noticias diárias do futebol de salão.

E qual é o seu maior sonho agora no futsal? Tem algum que você ainda não tenha realizado? Porque os jogadores de campo sempre dizem que o sonho é jogar no exterior e na seleção, e você já fez os dois. Já se sente completamente realizado?

Ainda não. Com certeza quero ganhar o maior número de títulos possíveis, e um deles em especial, que é o MUNDIAL DE SELEÇÕES, que nós perdemos em 2004 para a Espanha.

Você já se arrependeu alguma vez de ter escolhido a profissão de jogador de futebol?

Nunca, pois foi isso que sempre sonhei e em momento algum me arrependo de nada.

E o que você mais ama nessa profissão?

Amo esse gosto de desafios e de sempre poder conquistar algo a cada campeonato.

Existe alguma coisa que você não gosta?

Talvez a falta de respeito com alguns atletas que ocorre em alguns momentos.

Como assim?

Eu gostaria de ver o respeito na hora que o atleta está tendo uma fase ruim e não mandarem ele embora por isso.

E o que você acha que ainda precisa melhorar no futebol de salão aqui no Brasil?

São várias coisas necessárias. Mais mídia, patrocínios, pois com isso conseguiria os melhores atletas pra fazer sempre equipes competitivas, respeito de contrato, mais ou menos isso e estaria perfeito!

Você tem vontade de voltar a jogar no Brasil?

Vontade eu tenho, pois amo meu país! Mas no momento estou muito feliz lá na Espanha.

Gostaria de te dar os parabéns pela conquista da medalha de ouro agora no PAN, por todo o seu trabalho e títulos. E para terminar, gostaria de saber qual conselho você daria para toda essa meninada que está começando, ou que sonha em jogar bola.

Que busquem sempre seus sonhos e que os pais sejam os principais apoiadores, pois são eles que na época ruim podem ajudar e dar carinho sempre. Bola pra frente que esse é um esporte maravilhoso de jogar e não desistam nunca!

7 comentários:

Anônimo disse...

nanda parabens ótima entrevista.
foi um "show de bola" continue assim :D
by dxt

Anônimo disse...

falaaa nanda!
bem interessante a parte da midia msm! as vezes eles so sabem mostrar desgraça e + desgraça e esquecem de mostrar todos esses atletas q nos deram tanta alegria no pan!
a entrevista fikou otima parabens!
bjaoo

Anônimo disse...

realmente fica difícil a adaptação do jogador de futsal ao futebol de campo.o exemplo mais recente é o de FALCÃO,um "fora de série" que não ficou no SÃO PAULO .boa sorte aí e bjs...

Anônimo disse...

Fernanda meus parabéns pela matéria, desses incentivos q o futsal precisa pra se tornar um esporte olímpico.
E vc tem toda razão o Pan 2007 foi uma competição aonde ngm esperava q seria sucesso total, organização e segurança perfeitas, calamos a boca de muitas pessoas q n acreditava nesse sucesso do Pan no Rio.
E o futsal foi uma modalidade aonde mexeu com todo mundo, ginásios lotados, torcida incentivando o time o tempo todo, e os jogadores dentro de quadra retribuindo com um belo futebol e ao final a medalha de ouro para esse país q esteve do lado dos jogadores deste o 1º dia, parabéns a todos os jogadores, agora e uma pena saber q o futsal foi retirado do pan no México em 2011, um dos esportes mais práticos no mundo, em qualquer lugar, cidade, q vc vai tem uma quadra de futsal, esse povo q tirou poderia parar e pensar um pouco mais, pois o futsal a cada dia q passa vem crescendo e dando retorno financeiro para todos.
Neto meus parabéns por mais essa conquista , infelizmente Deus quis q vc ficasse de fora da semi e da final, tenho certeza q vc vai dar a volta por cima e no próximo mundial vc vai trazer esse título pro nosso país.

Agora vamos apoiar a campanha "FUTSAL! UM SONHO OLÍMPICO - LONDON 2012", alguns dados sobre o futsal.
* Praticado em 140 países em todo o mundo. Dados oficiais da FIFA.
* 37 novos países interessados em promover e desenvolver o futsal
* 55 países praticam o futsal feminino
* Milhões de praticantes em todo o mundo.
* Praticado em todos os continentes
* Estrutura para prática em ginásios poliesportivos
* Popular e interessante para mídias
* Constituído como esporte paraolímpico
* Regras Unificadas pela FIFA
* Participou de eventos importantes promovidos por órgãos do COI: Jogos da Odesur, Jogos da ACOLOP, jogos da ODEPA* e jogos da Asiáticos.

Precisa de mais o q para se tornar olímpico?

Um beijo no coração de vcs.
Ass: Juninho

Anônimo disse...

Querida, só agora pude ler a entrevista. Bárbara!!! novamente você veio com força total. Graças a esse blog estou sabendo cada vez mais sobre o mundo do esporte do pé. beijos.

Anônimo disse...

Parabéns.

Pedro. disse...

Caraca, Fernandinha!
Muito supimpa o seu blog, cara!
Me amarrei! vou entrar direto agora! ;D
Todas as matérias muito bem escritas e bem desenvolvidas (e com gente importante, que é o que conta, né? UHEAOIUHAEIUEA)
Meus parabéns aí pra você, menina!
Beijão!

Pedro (o do Nando, caso vc não lembre...).