domingo, 18 de novembro de 2007

Ela bate um bolão!

Já foi a época em que futebol e mulher não se misturavam. Na verdade essa época não chegou nem a existir. Quando o futebol chegou ao Brasil e era um esporte somente da elite brasileira, as mulheres já estavam presentes no estádio. No livro Futebol – Uma Paixão Nacional, o autor Rubim de Aquino conta que as mulheres, como não podiam gritar, ou torcer de forma mais exaltada, levavam lencinhos para o estádio e quando sentiam vontade de gritar, torciam esse apetrecho.

Hoje, o futebol é o esporte mais popular do mundo e muitas mulheres amam esse esporte tanto quanto os homens! É possível ver muitas torcedoras nos estádios, vibrando por seus times. A presença da mulher no futebol, também cresceu dentro de campo, com grandes jogadoras no futebol feminino e fora dele, na cobertura esportiva.

Há quem diga que mulher não entende de futebol, mas nós estamos aqui para provar que isso não é verdade! E hoje, o Bela da Bola traz uma entrevista com a jornalista esportiva “Maria Chuteira”, que faz participações irreverentes nas coberturas esportivas da rádio Globo. Ela forma o time das mulheres que entendem, torcem e são apaixonadas por esse esporte que é uma grande paixão – o futebol!

Confira a entrevista!

Como foi que surgiu a sua paixão pelo futebol?

Desde criança quando observava meu pai ouvindo no seu velho radinho de pilha "aquele cara que falava rapidinho". Me perguntava ,o que deixava ele tão concentrado...não só ele ...várias pessoas.
Mais tarde percebi que se tratava de algo mágico... Uma paixão que movia multidões e ai foi só um pulo para virar também uma paixão em minha vida.

E foi essa paixão pelo futebol que fez com que você seguisse a área do jornalismo esportivo?!

Sem dúvida, tudo que tem paixão, amor é muito mais prazeroso. E quando você faz o que gosta fica tudo mais fácil.

Como foi o seu primeiro trabalho na área do esporte?

Foi em uma rádio do interior, minha querida rádio Teresópolis. Fazia um programa no domingo de manhã e sempre comentava o que acontecia nos campeonatos, como, resultados e jogos do dia. Naquela época o time da cidade, Barra, disputava a seletiva do carioca e eu comecei a freqüentar treinos e jogos para fazer matéria (já irreverentes). E claro, sempre ia a sede da CBF, na granja Comary, quando pintavam por lá times de grande porte (Seleção, Flamengo, Fluminense, Vasco, etc.).

O que você está achando desse crescimento de mulheres na área do futebol?

Fantástico. Mais uma área do universo masculino que está tendo a barreira do preconceito quebrada.

No seu programa, você faz perguntas com duplo sentido para torcedores e jogadores... Como surgiu essa idéia?

A idéia surgiu com o objetivo de colocar o jeito carioca de ser... Bom humor, alegria, alto astral...e com isso, criar mais intimidade e harmonia com os torcedores.

Você já passou por muitas situações engraçadas no seu trabalho? Conte alguma.

Adoro o carinho e respeito com que sou recebida por todas as torcidas. Sempre encontro figuras que me fazem rir, com seus elogios, brincadeiras, fantasias, piadas etc. Mas uma foi genial! A Maria Chuteira sempre usa aquele texto - vou dar uma rapidinha- pois é... Estava eu no Maracanã ainda vazio, porque a galera estava chegando, quando de repente ouvi uma voz feminina – “Maria Chuteira, oh Maria Chuteira, vem aqui dá uma rapidinha com meu marido". Na hora ri muito, eu e algumas pessoas, até porque com Maracanã vazio dá para você escutar até do campo.

Já cometeu alguma gafe?!

No ar não me lembro. Talvez tenha trocado algum nome, mas nada de grande proporção, ainda bem!

O que você acha mais legal na sua profissão?

Estar junto da galera. Sempre aprendo com os torcedores, faço muitos amigos. Quando fiquei grávida foi muito lega, todos torciam comigo para tudo dar certo. Até hoje perguntam por minha filha, se está tudo bem. Graças a DEUS consegui dar um estilo na Maria Chuteira de amizade com todas as torcidas. Não só amizade, mas também carinho, respeito e cumplicidade.

O seu nome no programa é Maria Chuteira, como você vê as Maria Chuteiras de verdade? O que acha delas?

Essa é forte, mas vamos lá. Ficar com um homem só porque é famoso, tem grana e outras coisas é desprezível sempre, seja ele jogador de futebol, médico, ator etc. Mas por um outro lado, cada um faz o que quer de sua própria vida .Vamos combinar, quando você fala de Maria Chuteira , logo imagina aquela menina que quer subir na vida, mas o que tem de Maria Chuteira famosa por ai...brincadeira... (risos)

Você acredita que ainda existe muito preconceito relacionado à mulher trabalhar com futebol?

Preconceito, infelizmente, sempre tem. Mas é claro que hoje é muito menor, o importante é ser competente no que faz. Para ter sucesso em qualquer carreira só tem uma receita: conhecimento, dedicação e amor pelo que faz.

Você tem algum sonho que pretende realizar na sua carreira?

Muitos! Apresentar um programa esportivo, com a irreverência da Maria Chuteira, em TV aberta, seria interessante. Faço um programa aqui em Cabo Frio em uma TV fechada. Quem sabe na TV aberta? Vamos torcer!

Dizem que jornalista esportivo não pode revelar para qual time torce. E você?! Conta para a gente qual é o seu time do coração!

Essa é fácil! Sou cabofriense.

Deixa um recado para todos aqueles que freqüentam o Bela da Bola e que admiram o seu trabalho.

Galera muito obrigada pelo carinho. Vocês fazem o futebol ser mágico! Continuem vibrando com seus clubes, sempre com amor, nunca com violência. Vale zoar o amigo quando seu time ganhar, mas nada de perder o humor quando seu time perder.E quem sabe numa dessas rodadas nos encontramos para uma rapidinha... Vai ser um prazer! beijocas


* fotos: arquivo pessoal

16 comentários:

Carlos Vin disse...

Ela falou uma coisa certa... Preconceito com mulher no futebol sempre vai existir, mas se ela for competente no que faz, ela com certeza vai conseguir driblar os obstáculos...

O secredo do sucesso é ser competente e ter amor no que faz

Tatiana C. Mendes disse...

Verdade, as mulheres agora estão invadindo espaços que antes eram masculinos com força, e isso é ótimo! Um exemplo são as meninas da seleção feminia de futebol, que dão um show!

Achei muito interessante a entrevista com a Maria Chuteira, eu sinceramente não a conhecia; gostei de conhecê-la.

É bacana ver uma mulher se dando bem na carreira de jornalista esportiva, porque até aí existe preconceito, claro. Tomara que ela apresente algo na tv aberta, mesmo que seja uma ponta, seria interessante. Fiquei curiosa para ver ela falando na tal "rapidinha".

Parabéns pelo blog, como sempre com a qualidade de postagem impecável.

Abraços,
Tatiana

Tecnologia - O Mundo das Novidades disse...

Parabéns pelas mulheres, inclusive a seleção feminina do brasil, que deu um show!!!!
abraço!
parabens pelo blog

Dorian disse...

Parabéns pelo qualidade do blog. Acho que em todo esporte tem espaço para ambos os sexos. Gosto e afinidade não se discute.

Anderson disse...

Parabéns pelo blog e pelo tema do mesmo.

Hoje em dia é muito difícil você encontrar uma mulher que não torça para algum time masculino, porque para os times femininos eu nunca vi.

xD

Até mais...

Jonh.St disse...

eu apoio o futebol feminino.

Abobrinhas Da Internet disse...

Mesmo após ter feito esta leitura, creio que ainda terei um pouco de preconceito sobre mulheres no futebol!
Para mim o dono do futebol é o homem!

RENATO BIAO disse...

preconceito vsempre existir...a verdade é que as mulheres costumam se bem mais eficientes que os homens no q fazem.

abraço!

Anônimo disse...

Parabéns.

Maurício disse...

eu so meio machista
mas você entende mesmo de futebol
parabéns pelo blog
fiquei de boca berta, nunca vi uma mulher entender tantoa assim de futebol
parabéns mesmo

young vapire luke lestat disse...

Competencia não tem sexo...
E darei sempre as boas vindas as mulheres, no footboll, ou em qualquer áres proficional.


[]s L.Sakssida

Guga Paz disse...

Adoro seu blog....Muito bom...A Maria Chuteira deve ser mesmo uma figuraça!!!!! Parabéns!!

Olho Brasileiro disse...

Parabéns... mais uma entrevista boa... adoro as "rapidinhas" da maria chuteira...e todos que fazem a Rádio Globo...


Abraços de um piauiense!!!

RAFAELA CARO disse...

Vc, como sempre, se superando! :)
Adoreiiiiii! E tô ansiosa pra ler o que vc vai escrever sobre o Brasil hoje... espero que seja algo bom auhuhahuahuahuahuhau
Bjs Nandaaaaaaaaaaa

RAFAELA CARO disse...

Nanda, to passando aqui de novo pq te indiquei pra 2 prêmios de qualidade de blogs :) Passa la no meu e da uma olhadinha... =*

Anônimo disse...

POw a Maria chuteira é sencacional, sempre me divirto nas narrações de jogo qnd ela entra fazendo as entrevista. Esse preconceito tem que acabar, não existe profissão só pra homem nem só pra mulher e temos um monte de exemplos ai pra provar. Um deles é a própria Maria Chuteira. Parabéns pela entrevista muito boa.

vlw abs, NEWSFUT!