segunda-feira, 5 de novembro de 2007

Futebol - Uma paixão nacional

Futebol é uma paixão! Alguém ainda duvida disso? É o esporte que mexe com a emoção, a adrenalina dos torcedores. Estar no estádio, envolvido por aquela atmosfera, ver a torcida dar show... não existe nada mais bonito! Mas ainda assim, tem gente que não imagina, não tem noção do tamanho da paixão de alguns torcedores por seus times.

Era um amistoso sem nenhuma importância, tanto que Fadel nem se lembra direito do adversário. Lembra-se vagamente de que o jogo terminou empatado. Fadel ia saindo do Maracanã, caminhando pelo estacionamento em busca do carro, quando o cumprimenta um senhor de meia-idade, cabelos grisalhos, pele curtida de cor indefinida, e com uma surrada camisa rubro-negra. Afável, sobretudo com torcedores do seu clube, Fadel responde ao cumprimento e ouve paciente o que o homem começa a lhe dizer: – "Seu Fadel, foi bom encontrar o senhor. O senhor é um homem importante, presidente do Flamengo, tem sua família, sua mulher, seus filhos, sua casa... Tem um carro bonito, tem os seus negócios... Eu queria fazer-lhe um pedido:" Fadel deixa a mão deslizar até o bolso, adivinhando o tipo de pedido que já ouvir. O torcedor continua: – "Seu Fadel, eu queria lhe pedir para o senhor cuidar muito bem do Flamengo. O senhor tem tudo na vida, mas eu só tenho uma coisa: O Flamengo. Por favor, cuide bem dele.”.

...

Essa é apenas uma das muitas histórias que existem sobre torcedores e seus times de futebol. Mas por que falar tanto dessa paixão? Porque eu gostaria de saber se os jogadores dos grandes times do Brasil têm a noção da responsabilidade que eles têm ao entrar em campo. Não consigo entender essa má fase que um ou outro passam. Acho muito raro você assistir uma partida e ver muitos jogadores com garra, dando o devido valor à camisa que vestem. Por pior que seja o problema pelo qual o jogador está passando, se ele está em campo, é porque tem condições de jogar e se ele vai jogar, ele tem que pensar que está defendendo a única coisa que muitas pessoas têm na vida!

O Campeonato Brasileiro está chegando ao fim, depois de muitas surpresas, faltam poucas rodadas para o resultado final. Vamos torcer para que a má fase dos jogadores passe logo e que eles possam dar um verdadeiro espetáculo para todo o grande público que está lotando e vibrando nos estádios do Brasil.

14 comentários:

Tatiana C. Mendes disse...

É, não vou negar, não sou muito fã de futebol... Estes dias eu estou meio, ou inteiramente, inconformada com esta questão da copa do mundo ser no Brasil. Mas não pelo futebol em si, mas sim pelo governo querer fazer o que não pode, afinal temos outras prioridades...

Mas após ler seu texto, a paixão deste torcedor, fiquei pensando: para algumas pessoas só existe isso – seus times. É difícil quem não tem muito apego pelo esporte compreender este tipo de paixão, mas... Cada um com seu cada qual.

Agora fato absurdo é a questão destes jogadores não darem o devido valor à “camisa”, e principalmente, aos torcedores apaixonados, que na maioria das vezes só tem um único prazer diante de uma vida tão sofrida – a vitória do seu time de coração.

Mas é isso... Interessante seu blog. Boa iniciativa. E te desejo muita sorte.

Um abraço,
Tatiana

Anônimo disse...

boa menina! vai ser comentarista?

Everaldo Ygor disse...

Olá!
Fico feliz que tenha apreciado o Outras Andanças...
Por aqui estou no terror, corinthiano que sou e sofredor, a beira de um infarto do miocardio, só 03 rodadas...heheheheh
Belo blog, muito criativo e informativo...
Abraços
Everaldo Ygor
http://outrasandancas.blogspot.com/

Rafael Garça disse...

Essa história é linda!!!

Quando tiverem com tempo reservem alguns minutos e entrem no site do meu amigo Moraes: http://www.historiadetorcedor.com.br/´ Além de um puta cara é um grande contador de historias (no bom sentido) Mas se o tempo tiver curto deem uma olhadinha nessa aqui que ótima:

Rafael Garça disse...

ALEIJADO MAS FELIZ


Se os dirigentes soubesse a paixão que o povão tem pelo mengão, não fariam tanta lambança.
Desde que eu entrei na Raça, algumas figuras folclóricas chamavam a atenção. Um deles me marcou muito. Prefiro não dizer o nome porque ele está vivo, mesmo com as mil dificuldades que enfrenta.
Esse rapaz era casado, com dois filhos e morava em Caixas-RJ. Não perdia um jogo do Flamengo. Quando dava ia e quando não dava enchia o saco, chorava, fazia o diabo.
Quando o Flamengo perdeu o campeonato carioca pro Vasco, acho que 82, gol do Marquinhos de cabeça (o cara tinha um metro e meio de altura... foda!!!), depois do jogo ele chorando me falou:
- Chefia, não tem nada na minha casa pra comer. Não vou lá há 3 dias. Deixei um pacote de macarrão e 6 ovos pra minha mulher e meus filhos comerem só pra ver o meu mengão e perdemos... O que vou falar lá em casa...
Chorei junto com ele. Perdemos um campeonato bobo.
Pois bem, ele continuava indo aos jogos. A mulher e filhos podiam passar fome, mas perder jogo do Flamengo... Nunca. Detalhe: fazia questão de pagar o ingresso:
- é como posso ajudar o nosso mengão chefia...
Sai da Raça e nunca mais o vi. Há dois anos atrás, véspera de embarcar pro Japão, fui ao Maracanã de cadeira azul, ver o FlaxFlu pelo "Caixão". De repente quem me aparece? Ele, bem velho, acabado, sem uma "perna", andando de muletas.
- Chefia, chefia... que bom ver o senhor Chefia... Poxa, pensei que fosse morrer sem falar de novo com o senhor. Como tem passado chefia? Tá bonito, sempre forte. Que bom te ver chefia... (e começou a chorar...)
- Calma, amigo, calma. Que legal também te ver. O que aconteceu cara? Como perdeu a perna?
- Um acidente chefia. Ia pra labuta numa Vam que bateu. Perdi a perna.
- Pena, irmão. E não dá pra colocar uma prótese?
- E dinheiro chefia? Como vou colocar?
- Toma meu cartão. Vamos resolver isso, ok;
- Poxa, chefia, sabia que no dia que encontrasse o senhor eu teria uma boa noticia;
- E tua mulher, filhos, como estão?
- Me separei chefia. Sabe como é: doente, duro e aleijado, todo mundo foge. Mas tô vivendo os melhores dias da minha vida chefia.
- Como assim porra? Tu perdeu a perna, a mulher e os filhos e ainda vivendo os melhores dias da tua vida, caralho?
- Chefia, agora num perco nenhum jogo do mengão. "Aleijado" entra de graça...
- Ô seu filho da puta... Deixa ver se entendi? Tu tá feliz porque tá deficiente só por causa do mengão?
- Isso mesmo chefia. Graças a Deus não morri e só perdi a perna. Agora posso vir ao Maraca sempre... Posso ver meu mengão sempre...

Me deu um nó na garganta. Deu vontade de chorar. Eu pensei que amava o
Flamengo. Tem gente que ama muito mais...

Ele me procurou. Banquei a prótese dele e dei dinheiro para ele voltar para o interior da Paraíba, onde tem parentes. Perdi o contato. Tomara que algum dia ele volte a me procurar.

Luiz Paulo disse...

blz o blog, vc realmente entende de futebol...

Anônimo disse...

Espero que esse campeonato acabe logo mesmo, pq o meu galo tá mals das pernas...


E, anos que vem, a história seja diferente...


+D


blog bem escrito, inusitado uma mulher falando de futebol, mas muito bom....

grande abraço...

Thiago Pacheco disse...

adorei seu blog!
aleluia uma menina postar sobre futebol...acho q vou vim aki mais vezes!

bjaum moça!

young vapire luke lestat disse...

Moça sou italiano e footboll é paixão .
Tenho vários amores na vida e 4 deles é,´São Paulo Futibol clube, Fluminense do rio de janeiro,Fiorentina Italy e FC-Kaiserslautern da Alemanha..,

[]s L.Sakssidz

Anônimo disse...

Nanda, novamente meu comentário, recheado de votos de felicitações, por esse blog tão interessante!!!

RAFAELA CARO disse...

Como sempre: DEZ! :)
Eu já vi muitas coisas acontecerem... a mais recente foi meu primo de 11 anos CHORAR desesperadamente ao ver o FLAMENGO perder pro Cruzeiro domingo. Eu fiquei horrorizada Nanda... disse aos meus tios que ele precisa se cuida. Pensei q ele fosse ter um ataque do coração! uhauhauhauha
Vai ver ta no destino dele ser um desses fanáticos por futebol... (que eu não condeno)... cada um tem uma paixão :)
Bjs nandaaaaaaaaaa

Tati disse...

Uau, que legal um blog escrito por uma mulher, falando sobre um tema que tanto amo, e que é majoritariamente dominado por homens!!!

Estou na torcida, meu Verdão, mesmo sem o Mago, que foi suspenso por 5 jogos (ou seja, já era o Camp. Brasileiro pro Valdívia), vai entrar com tudo nos próximos 3 jogos, com o Animal a todo vapor, Caio no seu melhor momento.... é torcer para nada dar errado!!!

Dá-lhe verdão!!!

Raoni Frizzo disse...

Por isso que o Brasil é esta potência futebolística. Nós, torcedores, o tratamos como uma religião e parte da vida.

Em contrapartida, é lamentável ver esses jogadores medíocres ganhando fortunas e trocando de times como trocam de roupa. Fora a máscara que eles carregam. Tem uns que se acham no nível do Pelé!

Raoni
www.blogonews.blogspot.com

Anônimo disse...

Obrigado por intiresnuyu iformatsiyu